05/02/2009

Não tentem isto em casa

ELECTROMIOGRAFIA (EMG)

Electromiografia é literalmente o escrever (registar) a actividade eléctrica muscular. Quando utilizamos a palavra electromiografia em sentido lato queremos referirmo-nos ao estudo da actividade eléctrica dos músculos e nervos. Quando os músculos estão activos produzem uma corrente eléctrica significativa. Esta corrente é geralmente proporcional ao nível de actividade muscular.

Uma EMG pode ser útil na detecção de actividade eléctrica muscular anormal, o que pode ocorrer em muitas patologias e condições, sejam elas com sede primariamente no músculo ou secundárias a lesões dos respectivos nervos tributários.

  • Como se realiza uma EMG?

    O processo de realização de uma EMG envolve a inserção de um eléctrodo de agulha (eléctrodo) no músculo a estudar, de forma a medir a actividade eléctrica. Esta actividade é visualizada num osciloscópio e é também avaliada auditivamente através de um microfone. Dado que os músculos esqueléticos são geralmente extensos, poderá nalguns casos ser necessário a inserção da agulha em mais do que um local de modo a obter uma EMG mais eficaz e informativa. Depois da inserção da agulha e do estudo em repouso, o paciente é requisitado para contrair o músculo (por exemplo, dobrar a perna ou o braço).

Isto tudo só para dizer que, o grande sacana que inventou este exame, deve de se ter esquecido de espetar as agulhas nele próprio. Dassssssse.

5 comentários:

Eris disse...

Fônix... fizeste-me lembrar duma cena do Alien com o Bishop (Lance Henriksen), uma faca e uma mão.
;)

KuatrOvos disse...

lol... já me lembro dessa cena. Aliens 2, se não estou em erro.

JPF disse...

LOL. Como em todos os exames, meu caro: quem os inventou seguramente nunca teve que os fazer...

KuatrOvos disse...

Nem na arte da ginecologia ? Devia ser gay. lol

JPT disse...

argh... lamento.