09/08/2009

Sorte e Azar

O Azar não é uma religião. Não é apenas porque "é", nem foi porque simplesmente teve que ser. O azar constrói-se previamente, decisões e acções combinam-se no local e hora certos para que apareça.
Sorte, é saber olhar para o presente e ter consciência do que vai influenciar o futuro.

Azar não é ter problemas de saúde. Azar foi ter todas as crises de ansiedade e stress.

Azar não foi ter um acidente. Azar foi ter passado à hora e local errado, uns minutos de atraso fizeram a diferença.

Azar não é ter caído em casa. Azar foi querer adiantar serviço e usar chinelos sem sola num chão que tinha agua.

Azar não é perder quem se ama. Azar foi passar uma vida a pensar que "amor" seria mutuo, mas que na verdade cada um tem o seu.

Azar não é não poder criar a minha filha, Azar foi numa altura em que tudo fazia, ter ficado quase dois anos sem poder fazer nada.

Azar não é perder a custodia. Azar é de não poder sequer lutar por ela.

Azar não é ser julgado. Azar é nem ter sido ouvido.

Azar não é dar tudo o que posso. Azar é ser criticado por isso.

Azar não é sentir-me vazio. Azar é não encontrar já nada que o contrarie.

A diferença entre a sorte e o azar, é que a sorte és só TU que a constróis, enquanto que no azar tudo te dá uma mãozinha.

16 comentários:

Ricardo disse...

Boas Bro, bem vindo de volta!
Escreveste tudo muito bem até á ultima frase...
No azar, também só TU é que o constrois, seja no teu dia a dia, seja na tua cabeça...ninguém te mete o azar na tua cabeça sozinho...és TU que deixas.
Tal como tu disseste, cada etapa da tua vida és tu que constrois, e constrois no AGORA, no presente, seja ela sorte, azar, amor, tristeza ou alegria.
Podemos ser influenciados, mas só TU crias os teus proprios actos.
De resto...belissimo texto, com algumas ideias quase perfeitas.
Um abraço Bro

KuatrOvos disse...

És bem capaz de ter razão, mas na altura foi o que me fez sentido.
Enfim... obrigado.
:)

Ricardo disse...

Fez e faz sentido para ti bro, são os teus sentimentos e os teus pensamentos. Os teus sentimentos estão muitissimo bem expressados no texto e foram muito bem aproveitados e encaixados, espelha que tiveste tempo para reflectir, o que eu agora "critiquei" foi os teus pensamentos, pois esses conseguiram entender muito bem o que sentias mas no fim não souberam avaliar de um ponto de vista "neutro" e verdadeiro da questão. Todos nós fazemos isso, mas eu sei que tu consegues ser diferente de todo o resto, pois tu és o Mestre da tua vida!
Um grande abraço bro
P.S.: Já são tantos abraços que te dou psicologicamente que quando te vir vou-te esmagar umas costelas com a força que esta acumulada! :o)

JPT disse...

Força, hombre. Os maus momentos parecem demorar a passar, mas passam, mesmo quando tudo parece indicar que ficam connosco para sempre.

Anónimo disse...

"Se podes conservar o teu bom senso e a calma
No mundo a delirar para quem o louco és tu…
Se podes crer em ti com toda a força de alma
Quando ninguém te crê…Se vais faminto e nu,

Trilhando sem revolta um rumo solitário…
Se à torva intolerância, à negra incompreensão,
Tu podes responder subindo o teu calvário
Com lágrimas de amor e bênçãos de perdão…

Se podes dizer bem de quem te calunia…
Se dás ternura em troca aos que te dão rancor
(Mas sem a afectação de um santo que oficia
Nem pretensões de sábio a dar lições de amor)…

Se podes esperar sem fatigar a esperança…
Sonhar, mas conservar-te acima do teu sonho…
Fazer do pensamento um arco de aliança,
Entre o clarão do inferno e a luz do céu risonho…

Se podes encarar com indiferença igual
O triunfo e a derrota, eternos impostores…
Se podes ver o bem oculto em todo o mal
E resignar sorrindo o amor dos teus amores…

Se podes resistir à raiva e à vergonha
De ver envenenar as frases que disseste
E que um velhaco emprega eivadas de peçonha
Com falsas intenções que tu jamais lhes deste…

Se podes ver por terra as obras que fizeste,
Vaiadas por malsins, desorientando o povo,
E sem dizeres palavra, e sem um termo agreste,
Voltares ao princípio a construir de novo…

Se puderes obrigar o coração e os músculos
A renovar um esforço há muito vacilante,
Quando no teu corpo, já afogado em crepúsculos,
Só exista a vontade a comandar avante…

Se vivendo entre o povo és virtuoso e nobre…
Se vivendo entre os reis, conservas a humildade…
Se inimigo ou amigo, o poderoso e o pobre
São iguais para ti à luz da eternidade…

Se quem conta contigo encontra mais que a conta…
Se podes empregar os sessenta segundos
Do minuto que passa em obra de tal monta
Que o minute se espraie em séculos fecundos…

Então, á ser sublime, o mundo inteiro é teu!
Já dominaste os reis, os tempos, os espaços!…
Mas, ainda para além, um novo sol rompeu,
Abrindo o infinito ao rumo dos teus passos.

Pairando numa esfera acima deste plano,
Sem receares jamais que os erros te retomem,
Quando já nada houver em ti que seja humano,
Alegra-te, meu filho, então serás um homem!…"

Se - Rudyard Kipling

KuatrOvos disse...

É bonito, mas...

Se o mundo não fosse como é
Se as pessoas se mudassem para mudar o mundo
Se todos levasse à letra, a música do "Imagine"
Se não houvesse guerras
Se existisse apenas uma única religião para todos
Se não existisse utopia
Se apenas não houvesse 'Ses' ...

Infelizmente há grandes textos que são e serão apenas palavras bem trabalhadas. E embora espelhem as vontades e os desejos da maioria, serão sempre tratados como tesouros, valiosos e fechados num "museu" para todos apreciarem, mas onde ninguém pode tocar.

E do pouco que me resta de humano, não faz de mim mais homem. Pelo contrario. Sou apenas mais um "animal na savana" que anda no meio da manada, mas ferido e cansado de correr, é apenas uma questão de tempo até ser apanhado por um predador.

Dou no entanto graças, por haver muita gente que escreve bem melhor do que eu.

Ricardo disse...

Bro, como sou um corvo, vou ficar á espera que o predador te apanhe...ha-de sobrar alguma coisa para mim! :-)
Brincadeira á parte...o teu raciocinio foi brilhante, não tenho como refutar o que disseste!
Já pensaste em escrever um livro? Há muita gente que escreve melhor do que tu, mas olha que ainda há mais gente que escreve muito pior do que tu e tem livros que se vendem muito bem! :-)
Vou ficar sintonizado no National Geographic Channel! :-)
Um abraço

Anónimo disse...

A intenção de colocar o “Se” aqui não foi mostrar um grande texto, de palavras, por si só ocas, e bem trabalhadas. Não foi a de chamar a atenção para o “se” enquanto possibilidade que podia ter sido (passado) mas sim do “se” enquanto projecção, enquanto possibilidade de nos melhorarmos enquanto seres humanos (futuro).

Não foi espelhar os desejos da maioria nem identificar coisas intocáveis. A maioria pouco importa em matéria de sentimentos e emoções e as coisas só são intocáveis se não formos lá tocar nelas.

A intenção, a haver uma, era a de mostrar, ainda que através das palavras de um outro, que podemos evoluir, apreender referências que podem fazer de nós melhores seres humanos, se assim o entendermos. Temos sempre opção.

E discordo: o pouco que dizes que te resta de humano faz de ti mais Homem do que a maioria dos homens que nem essa consciência tem. Só serás apanhado por um predador se deixares e quiseres.

Escreves bem mas não estou aqui para elogiar-te. Se não escrevesses eu não te teria dado o poder de me influenciares através de palavras. E como em qualquer coisa que façamos na vida, tem consequências.

Venho aqui para pensar contigo. Se a isso me permitires.

KuatrOvos disse...

Ricardo: Boas bro. Realmente, se até o Nuno Rogeiro já escreve livros, vai na volta até conseguia. Mas raramente consigo espelhar em palavras aquilo que penso. Fica sempre aquém. Abraços.

Anónimo: Eu compreendi a intenção do texto e apreciei a intenção. Acontece que por via da idade ou da resmunguice, já desconfio de tudo.
Enquanto uns olham e vêm um mar de flores, eu estou a olhar e a tentar perceber onde meteram o estrume para não o pisar.
É pancada de certeza.

Um aparte, se esse senhor viveu de acordo com a sua linha de pensamento, então foi um grande homem de certeza. Eu também gostava de me abstrair do inútil e do que não tem solução e encontrar o meu nirvana.

Quanto ao vir para pensar... só faz é bem e até ia jurar que pouco o tenho feito nos últimos tempos.

Ricardo disse...

Boas bro,
Mais uma vez vou intervir! :-)
Quando falas em se ver um mar de flores enquanto tu tentas não pisar o estrume, tens toda a razão. Mas, não te esqueças que as flores também precisam do estrume para crescerem!
Do pouco que te conheço, a desconfiança não é da idade de certeza, portanto deve ser mesmo da resmunguice!!! :-)
"É pancada de certeza." Só agora te apercebes-te que nunca bateste muito bem??? lol
Quanto ao livro...fazes um género de livro abstracto sobre os teus pensamentos, assim se ficares aquém, vão achar que é propositado e que tu és brilhante! :-)
Um abraço

Anónimo disse...

Se então me permite.. Sendo que não quis deixar a reflexão sobre o seu texto sem que me desse a indicação de que seria benvindo, aqui fica o registo.

"Sorte e Azar" não parece ser um texto de quem não pensa mas sim de quem nem sempre se permite a sentir.

É que, na minha opinião, o azar não se controi. (Faço a ressalva que todas as questões que coloco são absolutamente rectóricas e apenas se destinam a melhor explicar o meu ponto de vista. Nada mais.)

As crises de ansiedade e stress não têm causas azarentas. Quer falar de emoção ? Do sentir ?

Estar num determinado sítio a uma determinada hora tem uma razão de ser. Quer falar do que o motivou a estar ali nesse preciso momento ? Do sentir ?

Usar chinelos sem sola tem uma explicação. Quer falar do que lhe fez sentido e o levou a querer adiantar serviço ? Do sentir ?

Passar a vida toda a pensar que o amor seria "mútuo" não invalida possíveis más escolhas. Quer falar de sentimentos, do que sentiu ? Da emoção ?

Não ser ouvido não é azar pois não acontece de um dia para o outro nem é isolado. Quer falar das emoções que permitiram que isso acontecesse, que tivesse esse desfecho ?

Assumir uma crítica (destrutiva) de outros como estando correcta é dar-lhes o poder de nos afectar. Quer falar do que sentiu e sente que valide o julgamento dos outros ?

Filha agora é filha sempre, com ou sem custódia. Quer falar do que sentiu e da causa desse sentir ?

A causa está dentro de nós, não fora. E isso podemos controlar. Logo, podemos agir.

Terei razão ? Pouco importa.

Importa sim que o sentir esteja presente e que a tomada de consciência consequente desse sentir lhe permita "ver", como dizia o Ricardo, que as flores precisam de estrume, e que às vezes é mesmo preciso bater no fundo para regenerar.

Boa sorte nesse processo e boas escritas.

KuatrOvos disse...

Muito honestamente, já nada mais me apetece dizer. Por mais reflexões e conjecturas que haja a fazer para que tudo fizesse sentido.

Tou demasiado cansado de tudo, e por sua vez, tudo me parece cada vez mais distante.
Demorei 30 anos para finalmente me sentir no caminho certo, a todos os níveis.
Um ano depois deixou de o ser. Embora tudo tivesse a melhorar, quis o "destino" que assim fosse.
Acabei por perder o meu melhor ano profissional e muitos meses de infância da minha filha.

Fui desaparecendo, deixando de falar com várias pessoas e até contra a minha família fui, só para poder lutar e estabilizar a minha nova família.
Apesar da situação tudo parecia estar no melhor caminho.

Objectivo numero um, recuperar todo o tempo que perdi com a minha filha. Foi por isso que lutei, foi por isso que me injectei com positivismo, foi isso que me deu alento nas piores horas.

Já nem isso resta. Queria poder criá-la, e por muito que me tentem convencer, e falo por experiência própria, não é a passar uns fins-de-semana e umas férias que isso acontece.
Pior do que isso, sozinho não posso estar com ela, e ela está mais habituada a estar com toda a gente do que comigo, literalmente.

É sabido que chegando a um determinado ponto, a vida tira-nos mais do que aquilo que nos dá. Eu nem nos meus piores pesadelos pensaria que iria começar a ser tão cedo.
A mim já me tirou tudo.
Não posso fazer muito, nem o que quero, apenas o pouco que vou conseguindo.
Resumindo, nesta altura tou a ser pago apenas para consumir oxigénio.

Sinceramente já nem sei porque escrevi o post. Certamente não foi fruto de pensamento mais profundo, mas mais algo do género de um grito.
Enfim, quem nada tem de bom para escrever, acaba por cair no erro de escrever sobre o seu pequeno mundo.

Ricardo disse...

Boas bro,
Gosto muito de ti, espero que tenhas consciência disso. E por isso mesmo vou-te deixar no teu pequeno mundo até ao dia que decidires visitar-nos nos nossos pequenos mundos!
Um abraço e até um dia...
Namasté

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha. É de quem sente.
Embora agora possa não parecer, o seu mundo é tudo menos pequeno.
Uma vez mais obrigado e, por favor, continue a "gritar".

goveri disse...

tenho a certeza que a Humanidade em ti não morreu, sempre foi demasiado presente para ser esmaga por fortuitos e infelizes acontecimentos, sobre muitos dos quais não tiveste controlo nenhum...

espero que saibas que estou e estarei disposto a ajudar-te, se e como quiseres e eu puder - mesmo que só como mero observador - tenho consciência que não és de pedir ajuda... mas sabe que não é vergonha nem faz de ti algo menos se dela precisares...

Anónimo disse...

Quando chegar o teu momento justo, serás tu a vir até mim. Nunca o contrário. Nessa altura, dar-te-ei o silêncio de que precisas. Até lá saberei esperar.
Absolut Acidez